segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rádio comunitária: em breve, no ar

Falta apenas um importante detalhe técnico para a Rádio Comunitária São Francisco entrar definitivamente no ar: a instalação de uma antena no Parque Ermelino Matarazzo, que depende de autorização da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
A solicitação foi encaminhada ao órgão municipal pela Spicilegium Dei, entidade habilitada pelo Ministério das Comunicações para operar a estação de forma legal.
O estúdio está praticamente pronto. A emissora está operando em caráter experimental na frequência que será definitiva no futuro: 87,5 Mhz, FM. Porém, o alcance ainda é pequeno.
Com a antena apropriada, os moradores da Vila Silvia poderão captá-la com nitidez no futuro próximo. E quando isso acontecer, perceberão que a Amoravila fará parte da programação, difundindo notícias de interesse local, como resultado de uma parceria entre entidades vizinhas, recomendada pelo Ministério das Comunicações por ocasião do processo seletivo ocorrido em 2006.
Amoravila e Spicilegium Dei atenderam a todos os requisitos para a implantação da rádio. Mas, por estarem muito próximas, menos de quatro quilômetros, apenas uma foi habilitada: a Spicilegium Dei, que obteve, no ato de inscrição, o maior número de apoios coletivos e individuais.
Nesse caso, foi aberta a possibilidade de compartilhamento da emissora com as demais entidades pleiteantes.  No final de 2007, foi firmado um acordo entre as partes, sob supervisão do Ministério.
As duas entidades iniciaram uma série de reuniões para definir formas de participação, programação, fontes de recursos etc. A Amoravila está aberta a sugestões dos moradores para incrementar a nova atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário