quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Teatro Flávio Império, no Cangaíba: símbolo do descaso com a cultura popular






Este é o Teatro Flávio Império. Ou o que sobrou dele depois de permanecer seis anos fechado e há um ano em reforma. Localizado no bairro do Cangaíba, foi construído em 1992 na gestão de Luiza Erundina para ser polo cultural na periferia de São Paulo. Na época, foi uma importante conquista da comunidade. No entanto, permaneceu de porta abertas por apenas 13 anos. Em 2005, o então prefeito José Serra fechou o teatro, sob a alegação de que havia goteiras na plateia.  Em 2010, Kassab prometeu iniciar a reforma, que não saiu do papel. 
As obras só começaram em 2011 e não têm data para terminar. Elas acontecem numa lentidão que impressiona, pois vêm de uma Prefeitura que ergue viadutos em questão de meses. Pelo que se vê nas imagens acima, sua reinauguração deverá demorar muito, causando prejuízos à cultura da zona leste. Lá se vão sete anos de inoperância e descaso com a periferia. Os 20 anos de "Flávio Império" certamente serão comemorados com tristeza.

Um comentário:

  1. Muito triste essa notícia, quando criança fui numa peça nesse teatro e procurei saber para levar minha sobrinha, porém me deparei com essa triste notícia. Vamos mover uma ação e levar até a sub-prefeitura, colher assinaturas e pressionar uma data para término das obras.

    ResponderExcluir